Apresentação

A licenciatura em Animação Cultural da ESECS-IPL, através da sua Coordenação de Curso, de alguns dos professores que nele leccionam e do Núcleo de Animação Cultural, em colaboração com os Centros de Investigação NIDE – Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação e CIID – Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s), vai promover a realização, nos dias 7 e 8 de Abril de 2011, de um evento de carácter científico intitulado I Jornadas de Animação Cultural: Que desafios?

Estas Jornadas têm como principal finalidade criar espaços e tempos de discussão, de reflexão e de debate, bem como de troca de conhecimentos e de experiências sobre as diferentes realidades da Animação Cultural, incidindo particularmente nos âmbitos da Gestão e Programação, da Intervenção e da Investigação.

A temática central que presidirá a estas 1.as Jornadas situa-se no quadro da reflexão sobre o papel do(s) património(s) nas sociedades contemporâneas, enquadrada nos três âmbitos da Animação Cultural enunciados. São particularmente privilegiadas as abordagens que utilizem as linguagens artísticas enquanto estratégias de intervenção cultural, social e educativa.

Com efeito, a atenção dada ao(s) património(s) aponta para a vertente do património que se relaciona com a animação, sobretudo no sentido de superar uma visão meramente focada na preservação, passando a encarar-se o património enquanto alavanca para um desenvolvimento sustentado.

Com esta realização, pretende-se partilhar com a comunidade a importância da formação de recursos humanos no campo da Animação Cultural na dinamização da economia local e regional, na captação de novos públicos para a área cultural, na valorização de recursos endógenos e, em geral, na qualidade de vida das populações.

Posted in Inscrições | Leave a comment