ACONERUQ reúne com a SPPIR

No dia 28 de fevereiro, a ACONERUQ reuniu na sede provisória da entidade, com a Sra. Socorro Guterres – Secretaria  de Comunidades Tradicionais da Secretária Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial- SEPPIR  / Governo Federal.

A coordenção da ACONERUQ ( Aldo, Maria José, Socorro de Santa Rita, Raimunda Julieta, Nonata, Sr. João Dr) e os colaboradores  Reinaldo e Valderlene, conversaram com a Sra. Socorro Guterrez sobre o acesso e desenvolvimento de Politicas Públicas para as comunidades quilombolas. Pontuaram ações que podem ser realizadas em parceria. A ACONERUQ pontuou que, nos últimos anos , com o inicio da Politica Pública para as comunidades quilombolas, poucos resultados podem ser confirmados.

Quanto à politica de titulação de terras quilombolas, não há no Maranhão terras quilombolas  tituladas pelo governo federal. As poucas escolas construídas nos quilombos, não obedecem à lei Nº 10.639/2003 e a produção de alimentos nas comunidades têm diminuído bastante, o que se agrava pela ausência efectiva de acesso a crédito e assistência técnica para agricultura familiar quilombola.

A reunião foi concluída com a confirmação de parceria entre SECOMT/SEPPIR e ACONERUQ em ações em quilombos no Maranhão.

Comments are closed.