Quilombo Santa Joana

Associação Comunitária dos Pequenos Produtores do Povoado de Santa Joana

Principais actividades da Associação | Promoção de melhores condições de vida da sua comunidade. Luta sobretudo por uma habitação mais digna para as famílias Quilombolas, uma vez que todas as habitações da comunidade são ainda de barro e talos de palmeira de babaçu (casas de taipa).

Entre em contacto com esta Associação através da ACONERUQ

Breve informação sobre a Comunidade | Quilombo Santa Joana (Itapecuru-Mirim)

População: 324 habitantes (47 famílias – 140 mulheres, 89 homens e 95 crianças e jovens) [dados de 2010].

Estado: Maranhão

Município: Itapecuru-Mirim

Principais características culturais: Celebração do Tambor de Mina, Tambor de Crioula, Dança de Côco, Bumba-meu-boi e outros festejos religiosos.

Principais actividades de rendimento: Agricultura.

Principais culturas agrícolas: Arroz, Mandioca, Milho e Feijão. O território possui um tractor para uso colectivo das 5 comunidades (financiado pelo Governo Federal do Estado do Maranhão com recursos do Banco Mundial). A comunidade não possui casa de farinha nem mini-usinas de arroz.

Outras associações comunitárias existentes na comunidade: A associação comunitária dos pequenos produtores do povoado de Santa Joana congrega 5 comunidades do território – os Quilombos Mandioca, Piqui, Santa Maria, Morros e Santa Joana.

Outras Observações: O território tem uma Escola Quilombola que recebe crianças das 5 comunidades. Esta escola representa uma conquista do movimento Quilombola.