Associação dos Rabelados da Ilha de Santiago

Contactos da Associação |
E-mail: rabellados@yahoo.com
Telefone: (00238) 995 79 46
Morada: Caixa Postal n.º 790, Praia, Santiago.

Principais domínios de intervenção | Acção Cultural e Animação comunitária. Apoio à escolarização das crianças da comunidade, transporte e  cantina escolar da aldeia dos Rabelados de Rabo Espinho Branco.

Panorâmica da Comunidade dos Rabelados de Espinho Branco, no interior da Ilha de Santiago, Cabo Verde

Historicamente os Rabelados são tidos como um símbolo da resistência e espírito de independência cabo-verdiana face aos poderes instituídos. A comunidade dos Rabelados (do português rebelados) é uma comunidade religiosa que se organizou no interior da ilha de Santiago, a partir da década de 1940. A chegada de novos padres à ilha de Santiago trouxe novas reformas na liturgia da Igreja Católica fazendo com que esta comunidade se revoltasse contra as alterações de celebração das missas e costumes religiosos instituídos e mantivessem as suas antigas tradições na clandestinidade. Esta opção fez com que os Rabelados fossem ridicularizados pelo resto da sociedade, denunciados e perseguidos.

Forçada a procurar abrigo nas zonas mais remotas da ilha, a comunidade refugiou-se nas zonas montanhosas de Santiago sobretudo nos concelhos do Tarrafal e de Santa Cruz. Isolados da sociedade cabo-verdiana, esta comunidade conseguiu preservar as suas tradições religiosas e culturais mantendo assim independência face à hierarquia católica e poder político.

Actualmente, a principal comunidade de Rabelados situa-se em Espinho Branco e tem cerca de 2 000 elementos.
A gradual abertura desta comunidade à sociedade tem potenciado projectos culturais interessantes, baseados no respeito e valorização da cultura local, que têm apoiado o desenvolvimento das comunidades.