A cultura quilombola nas escolas

Para fazer chegar a cultura quilombola a novos públicos, o projeto O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens produziu dois recursos interativos de apoio ao professor. Com abordagens distintas à questão Quilombola, foram produzidos dois manuais didáticos em DVD com imagens inéditas do quotidiano quilombola e das suas raízes africanas.

Aspetos da Cultura Quilombola inclui pequenos filmes sobre a cultura Quilombola, realizados pelos próprios quilombolas em algumas comunidades do Maranhão, no Nordeste do Brasil. Este resgate pretende promover a valorização e difusão desta cultura junto dos jovens brasileiros sendo que, o testemunho e retrato na primeira pessoa promovem uma maior aproximação e identificação com a temática. Numa sociedade multicultural como a brasileira, a difusão e valorização de uma cultura secular como a cultura quilombola representa uma importante base para a promoção do diálogo intercultural e para o respeito pelo direito à diferença e à igualdade entre os povos.

Por outro lado, face ao desconhecimento generalizado desta cultura no mundo lusófono, o projeto produziu igualmente um CD interativo destinado às escolas de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Este aspira ser o ponto de partida para todos os professores que queiram partilhar com os seus alunos a importância do resgate e reforço de uma identidade cultural para o desenvolvimento humano, económico e social.

A viagem que O Percurso dos Quilombolas propõe é assim a de contrariar o curso dos navios portugueses do apogeu da época colonial e procurar as raízes das atuais comunidades quilombolas brasileiras (descentes de africanos escravizados) em Cabo Verde e na Guiné-Bissau. Esta viagem ao passado pretende ajudar a compreender um pouco melhor a atual importância da riqueza cultural em sociedade multiculturais, como a do Brasil e de que forma esta afirmação cultural contribui para o respeito pelos Direitos Humanos, por todo o mundo.

O Percurso dos Quilombolas é um kit com recursos interativos, educativos e lúdicos para jovens dos 10 aos 18 anos.

É composto por:

1 DVD interativo que contém: um tutorial multimedia, o Documentário Kilombos, uma colectânea de fotografias e ainda outros recursos educativos complementares (imagens, sons, vídeos, textos e documentos estatísticos)
1 Manual de Apoio ao Professor
1 Tabuleiro de Jogo / Cartaz Educativo
1 Maquete de dado do jogo

Pode solicitar o Kit O Percurso dos Quilombolas através dos e-mails: info@imvf.org e mesperanca@imvf.org

Comments are closed.