Oficina de Vídeo

17 Quilombolas recebem formação em produção audiovisual

O formador Ribamar Nascimento

O formador Ribamar Nascimento

Entre 14 e 18 de Setembro de 2010, dezassete quilombolas do Estado do Maranhão participaram numa oficina básica de vídeo promovida no âmbito do Projecto “O percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”.

A formação em produção audiovisual, ministrada por Ribamar Nascimento, no Centro de Formação da Fetaema em São Luís, visou dotar os Quilombolas de noções e princípios básicos da produção de vídeo e fotografia dando-lhes ferramentas para a auto-promoção da sua cultura e tradições.

Grupo de Quilombolas passa da teoria à prática

Grupo de Quilombolas passa da teoria à prática

No final da formação, cada participante ficou apto para a produção de vídeos com qualidade, respeitando regras da linguagem audiovisual como enquadramento, tipos de planos, zoom, entre outros.

O projecto assegurou ainda a aquisição de 5 câmaras de filmar (uma para cada duas comunidades directamente envolvidas no projecto), para que possam captar imagens do seu quotidiano e, desta forma, valorizar e difundir a cultura Quilombola.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>