Vídeos

Atlântico Negro – na rota dos orixás – trecho do filme do cineasta Renato Barbieri

Série Documental para TV sobre Afro-Latinos » ‘Afro-Latinos La historia que nunca nos contaron’

Apresentação de Curta Metragem do Director Linduarte Noronha »  Arruada (20 min, PB, 1960)

Apresentação de Curta Metragem do Director Roberto Berliner » Livramento – Som da Rua (3 min, RJ, 1997)

Apresentação de Curta Metragem do Director Felipe Peres Calheiros » Até onde a vista alcança (20 min, PE, 2007)

O projecto O Percurso dos Quilombos quis fazer chegar a cultura quilombola a quem pouco ou nada sabia dela … mas este regresso às raízes trouxe muito mais.

  • O antigo forte colonial, em Cacheu, é palco para o testemunho emotivo da Quilombola Emilia Moreira, do Quilombo Matões dos Moreira, do estado do Maranhão, Brasil, na sua visita à Guiné-Bissau » O que foi para Emília Moreira este ‘regresso às raízes‘ (9:11, Outubro de 2010, Guiné-Bissau).
  • O antigo porto de escravos, em Cacheu, é palco para o testemunho emotivo do Quilombola Francisco Carlos da Silva, do Quilombo Centro do Expedito, do estado do Maranhão, Brasil, na sua visita à Guiné-Bissau. » O que foi para Francisco Carlos este ‘regresso às raízes’ (4:24, Outubro de 2010, Guiné-Bissau).

Um ano depois do intercâmbio cultural que levou 21 quilombolas (descendentes de escravos africanos) à Guiné-Bissau e Cabo Verde, Ciro Costa – quilombola do Quilombo de Juçaral dos Pretos, estado do Maranhão – partilha o que representou para ele este ‘regresso às origens’.

Comments are closed.